quinta-feira, junho 21, 2007

É d homem!

O Sr. Joe Berardo percebeu que assim não ia lá, a insultar os jogadores mais queridos da massa associativa, que mantêm um espólio de afeição e reserva de afecto junto dos adeptos.

Vai daí, pediu desculpas ao jogador Rui Costa, tendo este aceite as devidas, o que também não lhe ficou mal, mostrando nobreza de caracter e humildade, mostrando ao mesmo tempo uma sabedoria interessante, a mostrar que nada ganha em ser envolvido nesta guerra que não é dele.

Já a coisa mantém os seus contornos escuros e meio sinuosos, quanto às verdadeiras intenções do investidor, no que respeita à investida no clube SLB Benfica, a apontar para a OPA sobre os 85% do seu capital.

O clube SLB é aquele que reúne maior potencial de imagem para capitalizar numa posterior operação de venda no estrangeiro e uma dimensão verdadeiramente global para aliciar uns americanos ou outros com excedente de capital para pretender fazer render mais uns cobres.

Há umas verdades nuas e cruas em toda a mensagem fria do investidor Joe Berardo: é preciso ter valores activos = jogadores e é necessário capitalizar esses valores nos jogos a ganhar na próxima época, o que significa investir = render = vender mais.

Porém, nesta equação do investidor, há um senão, entre outras tantas variáveis incontroláveis e que faz parte do risco do negócio: se pode controlar o seu capital de investimento e onde o fará, ouvidos os técnicos e correspondendo às necessidades do plantel, já são outros 500 quanto ao ganhar jogos num campeonato cada vez mais competitivo a nível nacional e a nível internacional, seja UEFA seja FIFA, contra equipas tão ou mais fortes que o SLB, se bem que não nos atemorizemos com essas coisas: a bola é redonda e os jogadores em igual número ao início da partida.

O que Joe Berardo também deixa por explicar é o que vai fazer quanto à verdadeira tenaz que aperta ao sufoco os clubes portugueses e se chama António Oliveira - Olivedesportos: será que tem o mesmo fôlego para sair desse aperto? Como vai escapar aos direitos televisivos comprometidos até 2000 e perder de vista? Vai comprá-los para ficar liberto dos mesmos? Vai vender direitos de transmissão a quem? E com que prazo de compromisso?

Muita tinta encarnada ainda vai correr neste campeonato do defeso, agora que as águas estão a serenar e as acções estão a voltar ao seu normal. Uma coisa não evitou o Sr. Joe Berardo: aqueles que se estavam a aproveitar do clube, continuaram a fazê-lo e devem ter ganho muito dinheiro com esta subida-descida dos valores das acções do SLB Benfica.Terá sido ele um desses?

Sem comentários: