terça-feira, junho 19, 2007

OPA -Transferências com o aval da CMVM

Transferências avultadas só com o aval da CMVM

Desde a última sexta-feira, os negócios, nomeadamente a aquisição ou alienação de direitos sobre jogadores de futebol, que envolvam montantes significativos terão de ser comunicados, antes da sua conclusão, à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), confirmou, a O JOGO, fonte da entidade que regula o mercado bolsista.

Esta obrigação está regulamentada e continuará em vigor enquanto decorrer a Operação Pública de Aquisição – que ainda não está formalmente lançada. Porém, também não se estipula, com rigor, o "acto que possa alterar significativamente o valor da sociedade", nem os montantes que obrigam a essa comunicação.

Recorde-se que a Benfica, SAD está a tentar ultimar a contratação de Oscar Cardozo, num negócio que deve envolver verbas a rondar os oito milhões de euros. Tudo indica tratar-se de uma das operações que alteram o valor da sociedade. Se for esse o entendimento, a CMVM irá analisar o seu impacto previamente.

Berardo notificado

Embora não tenha optado por suspender a cotação das acções, ontem, na reabertura do mercado, a CMVM solicitou esclarecimentos a Joe Berardo relacionados com as suas declarações, a diversos órgãos de comunicação social, sobre esta OPA. Entre várias afirmações, o empresário madeirense referiu-se a um investimento para "ajudar o clube"; mencionou haver manobras no mercado para baixar o valor das acções; disse que, se fosse ele o accionista, não venderia por aquele preço (3,5 euros por acção); falou em investimento cultural; e elogiou a actual administração.

Por outro lado, a CMVM quer também que o pedido de registo da OPA seja instruído com pareceres que suportem o lançamento de uma OPA parcial. Embora a Lei das Sociedades Desportivas não permita que as SAD tenham uma participação dos clubes inferior a 15 por cento, a entidade reguladora recorda que os detentores das acções da categoria A também devem ter a oportunidade de vender as suas participações.

Fonte : O Jogo

Sem comentários: