quinta-feira, novembro 09, 2006

Perplexidade nublosa Benfica

A foto aqui ao nosso lado esquerdo é da nublosa Águia, a biliões anos-luz de distância da terra.

Nem a propósito, ao apreciar o comunicado oficial do clube após a apreciação do relatório dos delegados do jogo FC Porto - SLBenfica e das circunstâncias que rodearam o jogo.

De facto, é um exercício à nossa elementar imaginação terráquea, pensar a quantos anos-luz estamos da verdade desportiva, dos pareceres e relatórios imparciais, dos jogos de poder fora do campo, das influências e dos compadrios balofos para a obtenção de mais uns famigerados favores da turbe que alimenta o circo espectáculo do futebol e em especial nestes clássicos.

Quem ler o dito comunicado sobre o FC Porto - SLBenfica fica a pensar se de facto faltam umas lições de redacção e português, se faltam uns workshops de escrita criativa ou se faltam uns outdoors de bunjeejumping malabaristas a toda a "massa" da arbitragem e delegados ao jogo.

Esquecendo que um dos foras de jogo que deu origem a um golo foi marcado só com uma mão e sem um pé firme no solo por parte do FC Porto(alguém tem imagens desta inovação do futebol moderno que me possa enviar?), a existência de um terceiro delegado ao jogo cujos resultados do relatório são os prevalentes, é "daquelas coisas que não passa pela cabeça do diabo, mas passa pela cabeça de um tinhoso", como dizia a minha avó!

Enfim, as coisas são como são e como dizem nos comentários, "são estas coisas do futebol". Será mesmo? E até quando? Para os próximos jogos, proponho um delegado em cada canto do estádio e um ao meio por cima do redondel do meio-campo, com suspensão na cobertura, para além, claro, dos "3" delegados oficiais. Ou serão só 2? Ou já vemos a dobrar quando vamos ao estádio? É que sempre vêem melhor mais uns pares de olhos que apenas meia-dúzia...

No tempo em que era criança e ia ao estádio do Glorioso todos os dias de jogos, tendo potencialmente uma situação de privilégio para ser colocado junto ao relvado, nunca me foi autorizada tal situação pelo meu pai, que comandava as hostes dentro do campo e do estádio. E naquela altura, quem mandava, mandava...agora parece que as coisas são mais "softs" na escola da tolerância e das relações públicas exemplares dos clubes e da Liga e já tudo é permitido!

Já agora, será mesmo uma lição de desportivismo que no próximo jogo SLBenfica - FC Porto que não haja qualquer menção em cartazezs, telas, gestos ou outras provocações e tão somente o incentivo à equipa de futebol dentro das 4 linhas. Que tal aprendermos aquele rufar ensurdecedor e psicologicamente arrasante dos gregos, por ocasião dos jogos com Portugal? É que perante aquele ritmo pica-miolos e quebra-tolas dos adeptos gregos, será mesmo difícil resistir psicologicamente, mesmo em campo. Para isso, basta que cada um leve um daqueles ensurdecedores tambores ou pandeiretas ou buzinas, o animador comande a festa e se faça um e um só ritmo compassado! Viva o fair-play do Glorioso!

Aí é que seria o verdadeiro ribombar do grito da Águia!

Vamos mostrar o verdadeiro garbo e postura real da ÁGUIA!

BENFIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICA! BENFIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICA!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:

Sem comentários: